Hoje gostaria de falar um pouco sobre aquele que considero o mais democrático de todos os mercados: os leilões.
Meus primeiros êxitos profissionais ocorreram no setor da informática, mais especificamente da recuperação de dados e do combate à pirataria (falarei mais sobre isso no futuro!).
No entanto, foi por causa dos leilões que o meu nome se tornou conhecido do grande público, e não só de meus colegas de profissão. Para ser mais específico, começou com os leilões de imóveis.
Leilões de imóveis são ofertas públicas de casas, terrenos e apartamentos, muitas vezes para a quitação de dívidas dos antigos proprietários.
São também uma excelente oportunidade de negócios.
Em termos gerais, a coisa é simples: qualquer pessoa pode dar lance em um leilão, e quem oferece o lance mais alto leva.
Como estamos acostumados a ver leilões em filmes e séries de TV, muitas pessoas têm uma imagem equivocada desse procedimento, como se os participantes de leilões fossem sujeitos que tomam decisões por impulso e se deixam levar pelas emoções.
Na vida real, porém, as coisas são bem diferentes de Hollywood ou da Netflix. Isso porque, se você tem as estratégias certas de compra e avaliação, é possível ver os leilões de imóveis não como uma aposta, mas como uma ciência, um método. Ao invés de um palpite incerto, eles podem ser um tipo muito seguro de investimento.
“Mas Granvas, por que esse mercado é tão democrático?”.
Simples. Não importa quanto dinheiro você tem para investir: se souber adotar os critérios certos e pôr tudo na ponta do lápis, terá total condição de participar de leilões de imóveis e ganhar dinheiro com isso.
Existem até mesmo algumas modalidades de leilão em que você pode participar sem ter um centavo no bolso! São aqueles com opções diretas de financiamento.
Claro, não existe milagre: assim como é possível ganhar dinheiro nos leilões, se você não souber o que está fazendo, também pode perder grandes quantias e até contrair dívidas. Como em tudo na vida, o conhecimento é o diferencial.
Por isso, antes de participar de um leilão, é fundamental estudar cada imóvel ofertado, os custos ocultos, as condições de compra e a validade legal do processo.
Por exemplo: existem diferentes categorias de leilões de imóveis. Cada uma delas tem suas particularidades e é recomendável para tipos diferentes de investidor.
Os leilões extrajudiciais, por exemplo, são aqueles que não envolvem processos em aberto na justiça. Eles geralmente são oferecidos por bancos e construtoras em razão do não pagamento de dívidas (curto e grosso: calotes), muitas vezes relativas ao financiamento do próprio imóvel. Como a parte jurídica é mais simples em leilões desse tipo, costumo recomendá-los para os arrematadores de primeira viagem.
Outra modalidade é a dos leilões judiciais, onde as margens de lucro com a revenda do imóvel podem até ultrapassar os 100% do dinheiro investido originalmente. Muitas pessoas têm receio de participar desse tipo de leilão por não conhecerem a legislação em detalhes, mas não é preciso ser um especialista para fazer bons negócios. Em meus cursos, por exemplo, ensino todos os macetes necessários para um investimento seguro e de retorno garantido, sem dores de cabeça.
Novamente, o segredo é estudar e acumular o conhecimento básico necessário para então ir à prática com consciência.
Por fim, gostaria de citar os Leilões da Caixa Econômica Federal. O seu grande diferencial é que, nestas ofertas públicas, é possível pagar o imóvel em parcelas. É uma opção perfeita para quem deseja investir, mas não tem dinheiro parado no banco, interessante para aqueles que pretendem colher retornos através do aluguel e constituir seu patrimônio a partir de uma sólida carteira de imóveis.
Parece muita coisa? Vamos com calma, um passo por vez. Em minhas próximas postagens no blog, darei mais dicas para quem pretende um dia fazer os meus cursos e entrar para o mercado de leilões.
Afinal, ter conhecimento é a diferença entre apostar e investir. No primeiro caso, você compromete suas economias sem saber o que ocorrerá no dia de amanhã. No segundo, aplica o seu dinheiro com a certeza de que colherá os frutos dentro de um prazo pré-determinado
Se você também é partidário de trabalhar sempre com o investimento seguro, tenha certeza de que aqui encontrará sempre a leitura que está buscando!